Guiana Francesa: governo sabota projeto solar de 200 milhões de euros!
O grupo TotalEnergies anunciou no sábado o abandono do projeto da usina fotovoltaica Maya, na Guiana, um investimento de 200 milhões de euros iniciado em 2019. Esta decisão ocorre após a revisão da programação energética plurianual (PPE), que considera que nenhuma produção adicional de “energia controlável” é necessária em torno de Caiena.
O projeto Maya teve como objetivo estabilizar a rede elétrica de Caiena usando uma fazenda solar de pico de 120 megawatts e 240 MWh de armazenamento de bateria, permitindo o fornecimento contínuo de energia, inclusive à noite. De acordo com a TotalEnergies, essa infraestrutura teria coberto um terço do caminho rumo à autonomia energética na Guiana e criado 32 empregos.
Essa reviravolta faz parte da nova estratégia energética do governo francês para o período 2025-2035, que visa redirecionar os investimentos para energias renováveis. Um decreto formaliza esse roteiro deve ser publicado em abril, após consulta pública.
O abandono deste projeto ilustra as tensões entre as ambições industriais dos grandes grupos energéticos e o planejamento estatal. Embora o governo esteja defendendo uma visão global da transição energética, essa decisão pode gerar críticas locais, já que a Guiana continua enfrentando instabilidade em sua rede elétrica e crescentes necessidades de energia verde.
Share this content:
Publicar comentário