Exxon planeja reentrada no Iraque para explorar o campo petrolífero de Majnoon, relata a Bloomberg News — TradingView News
A grande petrolífera Exxon Mobil XOM está considerando retornar ao Iraque após um hiato de quase dois anos, assinando acordos que estabeleceriam as bases para explorar o gigante campo de Majnoon no país, informou a Bloomberg News, citando pessoas familiarizadas com o assunto.
Majnoon, localizada a 60 km (37 milhas) de Basra, no sul do Iraque, é um dos campos de petróleo mais ricos do mundo, com cerca de 38 bilhões de barris em jazida.
A Exxon planeja assinar um acordo preliminar com a Basra Oil e a empresa petrolífera estatal iraquiana SOMO nos próximos dias, informou a reportagem na terça-feira.
“A Exxon Mobil está em discussões com o Ministério do Petróleo do Iraque, pois buscamos rotineiramente oportunidades para otimizar nosso portfólio vantajoso”, disse um porta-voz da ExxonMobil à Reuters.
Basra, SOMO e a Embaixada do Iraque em Washington DC não responderam imediatamente aos pedidos de comentários da Reuters.
O possível acordo também deve incluir discussões sobre infraestrutura de exportação e possíveis projetos de comercialização de petróleo no sul do Iraque, disse o relatório.
A agência de notícias estatal iraquiana INA informou no mês passado que a SOMO estava em negociações avançadas com a Exxon sobre um possível acordo para garantir capacidade de armazenamento em Cingapura usando tanques de propriedade da grande petrolífera dos EUA.
Nos últimos dois anos, o Iraque assinou acordos com diversas empresas petrolíferas que anteriormente haviam se retirado do país, incluindo a Chevron CVX, a francesa TotalEnergies
TTE e a petrolífera britânica BP
BP..
Share this content:
Publicar comentário