Cidade brasileira conquista os níveis mais altos do mundo em qualidade de vida e sustentabilidade
Conciliar desenvolvimento urbano, tecnologia e qualidade de vida a seus habitantes é comum para nações de primeiro mundo. No entanto, mesmo o Brasil estando em processo de desenvolvimento, foi contemplado com uma das cidades com os maiores índices em dinâmica e sustentabilidade. Trata-se de São José dos Campos, no interior de São Paulo.
De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas, o município foi o primeiro no planeta a receber a certificação ABNT NBR ISO 37125 no nível platina, que corresponde ao mais alto padrão existente na avaliação global de sustentabilidade, governança e bem-estar da população. A façanha colocou a cidade paulistana em um nível comparado a regiões europeias.
Para uma melhor compreensão, o prestígio de São José dos Campos foi adquirido após a análise de 133 indicadores que avaliam todas as ofertas entregues aos moradores. Nesse ínterim, o padrão internacional mediu o desempenho de cidades inteligentes e sustentáveis. Em outras palavras, foram pontuados: meio ambiente, acesso a serviços, mobilidade, governança, transparência, gestão de resíduos e qualidade de vida.
O processo de avaliação foi realizado por auditorias técnicas independentes, que comprovaram a dinâmica social, ambiental, cultural e econômica do município brasileiro. Com investimentos exacerbados na gestão pública, a região destacou-se ainda devido ao:
- Monitoramento da qualidade do ar em tempo real;
- Certificação internacional do patrimônio arbóreo;
- Preservação de nascentes e espécies nativas;
- Programa de Educação Ambiental nas escolas públicas;
- Coleta seletiva eficiente e dezenas de pontos de entrega voluntária;
- Expansão da malha cicloviária;
- Criação de hortas comunitárias;
- Políticas de mobilidade e redução de emissões;
- Programa “Cidade Carbono Neutro”, com meta de neutralização até 2030.
Cidade detém feito raríssimo
Por sua vez, é válido destacar que São José dos Campos já possuía as certificações ISO 37120, ISO 37122 e ISO 37123, todas mantidas no nível platina após auditorias recentes. Sobretudo, o feito é considerado raríssimo para qualquer cidade no mundo.
Agora, o município faz parte de um grupo seleto que apresenta seus resultados em fóruns globais como a COP 30, com foco em soluções urbanas modernas, baixo impacto ambiental e políticas baseadas em evidências. De acordo com especialistas, a façanha mostra ser possível construir uma cidade evoluída sem descartar a inclusão social e preservação ambiental.
Share this content:

Publicar comentário