Próximo BMW X5 terá cinco tipos de motorização
O SUV contará com opção a gasolina, Diesel, PHEV, elétrica e a hidrogénio.
Eis as primeiras imagens oficiais da próxima geração do BMW X5. Mas o mais importante nesta altura é a confirmação que o SUV germânico contará com cinco tipos de motorização à escolha – algo inédito na história da BMW. Além de manter as habituais versões a gasolina, Diesel, híbrida plug-in e 100% elétrica, o X5 passará a dispor de uma variante a hidrogénio. Esta chamar-se-á iX5 Hydrogen e será a primeira proposta movida a pilha de combustível de produção em série da marca de Munique, desenvolvida em conjunto com a Toyota e aprimorada após um projeto piloto que consistiu numa pequena frota produzida para empresas.
Efetivamente, será utilizado neste iX5 Hydrogen a terceira geração do sistema “fuel cell” da marca alemã, que ocupa menos 25% do espaço e aumenta a densidade energética em comparação com os sistemas anteriores, graças à ajuda da Toyota. Para já, ainda não são conhecidas as especificações do novo modelo, que será produzido na Áustria, mas fica a promessa que haverá um aumento da potência, do alcance geral e consumos mais baixos. O que se sabe é que esta variante a FCEV será lançada apenas em 2028. Para ajudar, a BMW está envolvida num aumento da rede de postos de abastecimento de hidrogénio, nomeadamente na Alemanha e em França. Aliás, Joachim Post, membro da administração da BMW, acredita que “o hidrogénio tem um papel essencial a desempenhar na descarbonização global”.
O Hydrogen foi agora mostrado em fotos oficiais, ainda camuflado, dando já pistas sobre como será a quinta geração do X5. Comparativamente com o SUV atual, nota-se que o novo modelo inclui muitos elementos dos Neue Klasse, nomeadamente uma grelha mais pequena e faróis incorporados no painel frontal. Visto de perfil, notam-se linhas mais suaves. Já atrás, este protótipo exibe farolins traseiros provisórios, esperando-se que o modelo definitivo inclua LEDs ao estilo do novo iX3.
Share this content:
Publicar comentário