Você não quer ser rico (a)
Não, você não quer ser rico(a) e eu posso provar! Se acha que sim, me dê uns poucos minutos do seu tempo e acredito que vai concluir que eu tenho razão!
Ser rico traz felicidade? A visão de um planejador financeiro
Antes de tudo, vou me apresentar rapidinho aqui: me chamo Nélio Costa, sou um dos sócios da Nord Investimentos e responsável pela Nord Liberta — a nossa divisão de educação e planejamento financeiro.
Sou formado em Matemática Pura pela UNICAMP, então esse ímpeto de querer provar as coisas é meio inevitável. Só como curiosidade: quem estuda matemática quase não vê números, mas passa o dia todo provando que as coisas existem (ou não).
Nos últimos anos, eu estive totalmente focado na Nord Wealth, pois, além de planejador financeiro CFP®, também sou certificado como Consultor de Investimentos pela CVM, correspondente bancário e até corretor de seguros em todos os ramos, e minha bagagem, felizmente, pôde ajudar a nossa Wealth a crescer bastante, até atingirmos R$ 10 bilhões sob gestão e atendermos clientes com um ticket médio de R$ 3 milhões.
Então passei boa parte da minha vida lidando com pessoas que são classificadas como ricas (e isso reforça muito minha tese, que vou explicar aqui).
Mas, mesmo com uns bons oito anos de experiência como consultor de investimentos, passei ainda mais tempo como planejador financeiro — 12 anos.
Justamente por isso, além do público de alta renda, já atendi muita gente que não é considerada rica. Participei diretamente do Planejamento de Vida de mais de 1.000 famílias (e contando) e da formação de centenas de planejadores. Inclusive, sou também professor da certificação CFP®!
Escolhi esse tema para para tirar o elefante da sala: pessoas têm um relacionamento bem ruim com “o dinheiro”, e isso atrapalha.
Se um artista fez uma obra só para ganhar dinheiro, há quem diga que ela não tem valor artístico. Tem gente que diz que “depois que fulaninho ficou rico, virou um nojo” e já passei horas e horas em papos com amigos discutindo se dinheiro traz ou não felicidade.
Depois de ouvir muitos argumentos, ver exemplos e me debruçar sobre o assunto, consigo falar com confiança que descobri a verdade por trás disso tudo (e prometo elaborar mais esse tema em conteúdos futuros).
Mas para explicar agora o porquê de você não querer mesmo ser rico, basta dizer que é nítido que quase qualquer pessoa com quem você conversar defenderá uma dessas duas posições:
- Posição 1: O dinheiro é algo maravilhoso! Nunca é demais e eu quero o máximo que conseguir. O dinheiro, pra mim, é um herói!
- Posição 2: Dinheiro é algo sujo! Quem quer dinheiro se perde na ganância, trata os outros mal, e quem vive pensando em ganhar dinheiro costuma ser egoísta e mesquinho. O dinheiro é um vilão!
Se você defende a posição (2) — que o dinheiro é um vilão —, tenho uma má notícia: você está errado(a). E falo isso como alguém que já aprofundou muito o tema!
Mas, antes que aqueles que defendem a posição (1) comecem a celebrar, preciso já jogar este balde de água fria: você também está errado(a)!
Dinheiro é herói ou vilão? Nenhum dos dois
O dinheiro não é herói nem vilão, porque ele não é um protagonista! O dinheiro não é uma entidade que age — é um instrumento, e apenas um instrumento!
A água pode ser usada para matar nossa sede em um verão quentíssimo ou para nos afogar; o fogo pode ser usado para cozinhar uma sopinha deliciosa no inverno ou para nos queimar. A insanidade que eu vejo é como as pessoas perderam isso de vista e dão um valor ao dinheiro que não faz sentido.
Claro — eu entendo que isso acontece por vê-lo sendo usado de formas boas e ruins —, mas, quando vemos isso, a gente tende a tirar a responsabilidade do agente!
O dinheiro é apenas um meio de troca para facilitar a organização das pessoas, mas, em algum momento, esse símbolo parece ter substituído as coisas de valor real. É como se alguém faminto lutasse para conseguir a foto de um prato de comida mais do que pensar em como conseguir a comida de fato!
O caso do cliente que já tinha liberdade financeira
Isso me leva a um cliente que atendi em meados de 2015: o objetivo principal dele era conquistar a Liberdade Financeira.
Ele contou como o trabalho era desgastante e como cansou da rotina de São Paulo! Tudo o que queria era ter uma vida tranquila em um sitiozinho no interior. Uma casa tranquila, com bastante natureza, e viver sem exageros, mas com conforto!
Eu mesmo concordei com ele em todos os pontos — poderia facilmente “roubar” para mim esse objetivo!
A parte interessante desse caso é que, depois de desenhar o planejamento dele, eu cheguei a uma surpresa incrível: ele já tinha a condição financeira para realizar esse objetivo!
Com o patrimônio que já tinha acumulado seria possível vender o imóvel de São Paulo, comprar uma chácara perto de Jundiaí e, com o patrimônio que sobrava, ele poderia ter um padrão de vida dentro daquilo que disse que seria o ideal!
Como planejador eu fiquei muito empolgado em trazer essa notícia para ele! É bem comum a gente conseguir ajudar a pessoa a acelerar o prazo para que ela realize seus sonhos, mas entregar assim o sonho realizado “no dia seguinte” não é comum!
E aí veio o choque: em vez de dar pulos de alegria e comemorar comigo que o sonho era alcançável, esse cliente simplesmente travou! Ele gostava de falar que a vida em São Paulo era uma loucura, que o trabalho era cansativo, mas como não tinha escolha, tinha que estar lá todos os dias.
Mas, na hora que foi mostrado que tinha, sim, uma escolha, ele percebeu que, no fundo, gostava daquela loucura. Bem — não da loucura em si, mas da sensação de construir coisas legais no trabalho, gerir equipes, resolver problemas etc.
A última vez que falei com esse cliente foi em 2019 e, até então, ele ainda não tinha parado de trabalhar. Pelo contrário — redefiniu a rota para que seu objetivo fosse ter a cabeça mais tranquila para poder crescer na empresa, conseguir mais cargos e realizar mais coisas que gostava.
É aqui que eu explico o que eu quis dizer no começo. “Ser rico”, por si só, não é algo que deixa ninguém realizado. O grande privilégio de poder conhecer e conversar com pessoas realmente ricas foi ver que isso não é o destino real de ninguém.
Muitas vezes serve, sim, de ponto de partida, mas nunca como destino!
O que é eudaimonia e por que ela importa
De fato, ter um teto, conforto e comida quente na barriga é maravilhoso e uma conquista fantástica, pela qual sempre temos que ser gratos. Mas pouquíssima gente encontra aí a felicidade plena! E esse é o conceito que eu considero mais importante: aquilo que Aristóteles chamava de “εὐδαιμονία” (em português: eudaimonia).
O significado é aquele sentimento de realização absoluta e felicidade. Algo bem difícil de descrever, mas que é facilmente identificado quando você consegue vivenciar!
Primeiro descubra sua felicidade, depois pense em riqueza
E, para mim, a coisa mais bonita dessa “felicidade plena” é que ela é muito subjetiva e individual. Para uma pessoa, a eudaimonia pode ser poder jantar todo domingo com a família toda reunida. Para outra, pode ser concluir a construção da casa de praia com a qual sonha há 30 anos.
Para mim, foi poder juntar várias pessoas importantíssimas da vida em uma festa para celebrar a união com a mulher que eu amo! E, claro, que agora vai ser poder dar um futuro confortável para o meu filho que vai chegar e poder construir um negócio em que eu acredito, fazendo um trabalho que adoro, ao lado de pessoas que admiro e com quem compartilho valores éticos.
Mas eu já vi, muitas vezes, alguém que queria “ser rico(a)”. E essa pessoa dedicou muitos e muitos anos correndo atrás disso. E, depois de muito sacrifício, de fato conseguiu juntar um montante que pode classificá-la como rica.
Só que, em determinado momento, ela percebe que já não consegue fazer aquilo que realmente a deixaria feliz, realizada… não consegue buscar sua eudaimonia.
Ou melhor dizendo: até consegue, porque eu acredito que nunca é tarde para buscar a própria felicidade, mas agora tem um trabalho importante de reflexão e autoconhecimento para descobrir o que é isso.
Muitas vezes, o que você precisa para ser feliz custa menos do que imagina! Ou, mesmo que custe caro, você consegue realizar em menos tempo do que imagina, se focar sua energia financeira da maneira certa!
Como o planejamento financeiro ajuda a alcançar sua eudaimonia
E, claro, preciso ser sincero: “sendo rico(a)”, muitas dessas conquistas que deixam as pessoas felizes ficam mais rápidas e mais fáceis de serem atingidas.
Mas, mesmo tendo todo o dinheiro do mundo, se a pessoa não souber o que precisa para ser feliz, não adianta nada — sem falar ainda de casos de saúde, por exemplo, em que nem todo o dinheiro do mundo é capaz de trazer o que a pessoa busca.
Como disse o Gato de Cheshire para Alice: “Para quem não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. E um risco enorme desta estratégia é que, possivelmente, o caminho que você vai trilhar a esmo por anos esteja na direção oposta daquilo que realmente quer, e, a cada instante, você vai ficando mais distante da sua eudaimonia.
Primeiro, você quer descobrir o que quer para ser feliz.
Depois, você quer descobrir como faz para chegar lá e como o dinheiro pode te ajudar nisso.
Aí sim, depois dessas etapas, você pode sim querer ser rico(a)!
Se sua eudaimonia for ter segurança, uma casa confortável e não passar fome, simplesmente atingir a riqueza vai ser a realização desse objetivo final. Mas tenha sempre em mente que, mesmo assim, o dinheiro continua sendo apenas um meio para atingir aquele fim de conforto e segurança!
Nord Liberta: consultoria financeira independente
Justamente para eu atingir a minha eudaimonia, estamos dedicando mais energia à Nord Liberta — a vertical do grupo Nord Investimentos para atuar com planejamento financeiro personalizado e educação financeira.
Uma área construída com muito carinho e que enxergamos ser fundamental. Você que está acompanhando nossos conteúdos é a exceção, e não a regra, no nosso país!
Antes de ter um patrimônio enorme para ser alocado da melhor forma possível e antes de querer aprender mais sobre renda fixa, fundos, Bolsa, cripto e investimentos internacionais, a maior parte das pessoas ainda precisa desenvolver o hábito de juntar dinheiro todos os meses para atingir seus objetivos, solidificar sua fundação financeira e garantir que está preparando o terreno para atingir a liberdade financeira em uma condição confortável.
Se você quer garantir que você ou alguém que você ama está tomando as melhores decisões financeiras possíveis para realizar seus sonhos, marque uma conversa com nossa equipe para conhecer o nosso planejamento de vida!
Do endividado ao milionário, o planejamento financeiro da Nord Liberta é o que você precisa em qualquer situação.
Share this content:



Publicar comentário