Suspensão de serviço popular no metrô de Salvador, BA, assusta
Uma suspensão inesperada da Justiça da Bahia, suspendeu a criação de vagões para mulheres no metrô de Salvador e situação ainda segue sem definição
Em 30 de abril, era para entrar em vigor uma medida que permitia vagões exclusivos para mulheres no metrô de Salvador. Mas, uma decisão da justiça suspendeu essa decisão e agora, todos esperam um desfecho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No mesmo dia que iria entrar em vigor a aplicação da lei 9.835/2025, a decisão de suspensão chegou, então, o serviço que seria popular, no momento se encontra barrado.
E para contar os detalhes dessa história, o time de especialistas em transportes públicos do TV Foco, reuniu informações partir do site Correio 24 Horas e expõe os detalhes.
SUSPENSÃO NO METRÔ DE SALVADOR
- ANP Trilhos é a responsável por solicitar a ação;
- A medida era aguardada por mulheres;
- Caso segue sem definição;
- Então, todos aguardam mais atualizações.
O QUE É A LEI?
Antes de tudo, é importante entender do que se trata essa lei. Em 31 de março desse ano, o prefeito Bruno Reis (União), sancionou a lei que permitia vagões exclusivos para as mulheres.
Esses vagões seriam destinados a elas nos horários de maior movimento, que compreende das 6h às 9h e das 17h às 20h, de segunda à sexta.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Comunicado do INSS: Data da 2ª parcela do 13º salário do INSS chega hoje (17) aos 60+
● “Muito triste”: Fim de padaria nº1 é decretado no Ipiranga, em São Paulo, e abala paulistanos
● Comunicado do INSS chega aos 60+ que querem aumentar o salário em 2025
Mas, a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros (ANP Trilhos) moveu uma ação e a justiça da Bahia então suspendeu a aplicação da lei. Dessa maneira, até o momento se encontra suspensa.

O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO MOMENTO?
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) está acompanhando o caso, e tanto ela, quanto a ANP aguardam um desfecho final do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE DIZIA A LEI?
O projeto que tem como objetivo a segurança das mulheres, destaca que em determinados vagões, apenas mulheres podem ficar e homens que desrespeitarem serão punidos.
Para eles há multas de até R$ 1 mil. Mas, para a concessionária, a multa pode chegar a R$ 10 mil por dia. Dessa maneira, é uma lei bem delicada que exige atenção no metrô de Salvador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONCLUSÕES FINAIS
Uma nova lei aprovada no metrô de Salvador estava prestes a entra em vigor, mas, agora aguarda resultado da suspensão. Ela criava vagões exclusivos para as mulheres.
QUAIS ERAM AS EXCEÇÕES?
Em alguns casos, homens poderiam ficar no mesmo vagam, se atendem aos requisitos abaixo:
- Crianças de até 12 anos de idade, desde que acompanhadas por mulheres;
- Homem que esteja acompanhando mulher com deficiência;
- Homem com deficiência, desde que acompanhado por mulher;
- Agentes de segurança das concessionárias de transporte sobre trilhos, policiais e guardas municipais, desde que fardados e no exercício da profissão.
ALÉM DISSO, VEJA ESSA OUTRA NOTÍCIA SOBRE O METRÔ SALVADOR
Share this content:
Publicar comentário