Amazonas e empresa vão construir usina de gás para operações portuárias
O governador do Amazonas, Wilson Lima, assinou no dia 2 de julho uma parceria com a Super Terminais para viabilizar a construção da primeira usina movida a gás natural do Norte do Brasil para as operações portuárias da empresa.
O projeto terá investimento de R$ 30 milhões.
“Tudo o que avançamos na questão do gás natural tem sido muito positivo nos últimos anos. O gás natural, apesar de ser um combustível de origem fóssil, é a fonte mais segura nesse processo de transição energética, poluindo menos que o diesel, a gasolina e outros derivados”, disse Lima.
De acordo com ele, o projeto da usina movida a gás natural no porto da empresa é mais um passo para um modelo de desenvolvimento que combina inovação, responsabilidade ambiental e geração de emprego e renda.
A nova usina vai fornecer energia elétrica para alimentação três pontos em operação no porto da empresa. Esses equipamentos são as primeiras interrupções elétricas do mundo e referência em eficiência energética, permitindo uma redução significativa nas emissões e maior segurança nas operações, segundo assessoria do governo.
Leia mais
Expectativas
O abastecimento será feito por tubulações subterrâneas, eliminando a necessidade de transporte rodoviário de diesel e tráfego de caminhões na região.
O projeto inclui a construção de 3,5 quilômetros de gasoduto, com capacidade suficiente de até 12 mil metros cúbicos de gás natural por dia.
A expectativa é de que o novo modelo reduza em aproximadamente 17 milhões de toneladas de emissões de CO² (gás carbônico) por ano nas operações do terminal. As obras têm prazo estimado de 12 meses para conclusão.
Foto: Diego Peres/Secom
Share this content:
Publicar comentário