Colonos israelenses atacam vilarejo de cristãos na Cisjordânia
Guerra Israel x Palestina
Segundo a ANP, invasores incendiaram casas e veículos na localidade de Taybeth; também deixaram mensagens racistas em hebraico em alguns muros
Um grupo de colonos israelenses atacou nesta segunda-feira (28/07) o vilarejo de Taybeh, localidade na Cisjordânia com cerca de 1,3 mil habitantes, considerada uma das principais comunidades de maioria cristão nos territórios palestinos.
Segundo a Autoridade Nacional Palestina (ANP), responsável pela administração da Cisjordânia, o grupo de colonos invadiu e incendiou casas e veículos da região, em ataque que resultou em ao menos 19 feridas.
Além dos ataques incendiários, os colonos israelenses fizeram pichações em muros e no chão de algumas áreas de Taybeh com frases contendo “ameaças racistas em hebraico”, segundo relatos das autoridades locais.
Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se
Não há informações sobre vítimas fatais até o momento, mas sim de famílias que ficaram desabrigadas, também segundo os reportes.
Vilarejo de Taybeh, que abriga uma das principais comunidades cristãs em território palestino, tem sofrido frequentes ataques racistas de colonos israelenses
Wikimedia Commons
Este não é o primeiro ataque de colonos contra o vilarejo localizado a 15 quilômetros de Jerusalém e a 12 de Ramallah, capital da Cisjordânia. Ao menos outros dois ataques foram registrados nos últimos 30 dias, um em 30 junho e outro em 14 de julho.

‘Terrorismo colonial’
O Ministério das Relações Exteriores da ANP publicou um comunicado nesta segunda-feira classificando a ação como “um ato de terrorismo colonial”.
A ação também foi criticada pelo embaixador da Alemanha em Israel, Steffen Seibert, que escreveu a seguinte mensagem, em suas redes sociais: “esses colonos extremistas podem alegar que Deus lhes deu a terra, mas eles não passam de criminosos abomináveis a qualquer fé”.
Com informações de Al Jazeera.
Share this content:
Publicar comentário