Transportadora gaúcha se torna a primeira do mundo a conquistar certificação “Carbono Negativo”
Caminhão da frota da empresa Gabardo. Foto: reprodução
A sustentabilidade começa a ganhar força também nas estradas brasileiras. A Transportes Gabardo Ltda, com sede em Porto Alegre (RS), acaba de alcançar um feito inédito no setor logístico mundial: a empresa foi certificada como a primeira transportadora do mundo a se tornar “Carbono Negativo”.
O reconhecimento foi concedido pelo Global Certification System (GCS) no último dia 18 de setembro de 2025, com validade até setembro de 2026. A certificação foi realizada de acordo com as normas internacionais ABNT NBR ISO 14064-1:2022 e ABNT NBR ISO 14064-3:2022, que validam inventários e ações de redução de gases de efeito estufa (GEE).
O que significa ser “Carbono Negativo”?
Diferente da neutralidade de carbono, em que uma empresa apenas compensa suas emissões, ser “Carbono Negativo” significa remover mais CO² da atmosfera do que é emitido.
No caso da Transportes Gabardo, o balanço do ano de 2024 mostrou que a empresa emitiu cerca de 91,7 mil kgCO²e, mas conseguiu retirar 115,1 mil kgCO²e, alcançando um saldo final de –23,3 mil kgCO²e.
Como isso foi possível?
Segundo a empresa, o resultado foi obtido por meio de uma combinação de estratégias:
- Modernização da frota com veículos menos poluentes.
- Uso de tecnologias sustentáveis e incentivo a modais alternativos.
- Investimentos em reflorestamento e projetos de captura e armazenamento de carbono (BECCS).
- Adoção de infraestruturas e materiais sustentáveis em suas operações.
Um marco para o transporte brasileiro
Fundada em 1989 por Sérgio Mário Gabardo, a transportadora gaúcha mostra que é possível aliar logística e responsabilidade ambiental. Em um setor historicamente visto como grande emissor de poluentes, a conquista reforça a viabilidade de modelos de negócio mais conscientes.
Além de posicionar o Brasil como pioneiro em inovação sustentável no transporte rodoviário, a conquista também serve de inspiração para que outras companhias invistam em práticas que contribuam diretamente para a mitigação das mudanças climáticas.
Esta postagem foi publicada em 27 de setembro de 2025 08:19
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Share this content:
Publicar comentário