CERIMÔNIA NO JAPÃO MARCA O INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DO FPSO DE GATO DO MATO
O estaleiro da Sumitomo Heavy Industries, em Yokosuka, no Japão, realizou a cerimônia de corte de aço para o navio-plataforma (FPSO) destinado a um campo de Gato do Mato, operado pela Shell, no pré-sal da Bacia de Santos. A Modec será a responsável pela construção do navio, que será realizada na China e no Japão.
O FPSO será instalado a uma profundidade de aproximadamente 2.000 metros, a cerca de 200 quilômetros ao sul do Rio de Janeiro. A unidade terá capacidade para produzir até 120 mil barris de óleo por dia, com início das operações previsto para 2029.
Localizado na Bacia de Santos, o projeto Gato do Mato é uma descoberta de gás com condensado no pré-sal, abrangendo dois blocos contíguos: o BM-S-54, sob regime de concessão firmado pela Shell em 2005, e o Sul de Gato do Mato, sob contrato de partilha da produção obtido em 2017. A decisão final de investimento foi anunciada em março.
O consórcio Gato do Mato é formado pela Shell, operadora e detentora de 50% de participação, Ecopetrol (30%), TotalEnergies (20%) e a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), que representa o governo brasileiro no contrato de partilha.
A participação da Shell no projeto deverá aumentar para 70% após a conclusão do acordo recentemente anunciado com a TotalEnergies, que prevê a troca de participações nos campos de Gato do Mato e Lapa.
Share this content:
Publicar comentário