Com promessa de cargos, Alcolumbre marca sabatinas de indicados de Lula
Presidente do Senado segurou indicações por meses para abocanhar Correios, BB e ANP
Davi Alcolumbre finalmente marcou as datas de análise de mais de 30 indicações feitas por Lula para vagas nas agências reguladoras, em conselhos e tribunais superiores. As sabatinas vão ocorrer ao longo do mês de agosto e são fruto de negociação que se arrastou por meses, entre os presidentes da República e do Senado.
De acordo com o cronograma divulgado, os relatórios serão lidos nas comissões temáticas entre os dias 4 e 8 de agosto. Na semana de 11 a 15, ocorrerão as sabatinas e votações, inclusive no plenário; numa estratégia manjada para acelerar as aprovações sem o devido escrutínio público.
A oposição, que apoiou a recondução de Alcolumbre para o comando do Senado, agora assiste ao amapaense usar o cargo para negociar indicações pessoais e de poucos aliados para posições estratégicas, como o comando dos Correios e do BB, além de diretores na Aneel, ANP, ANM, ANTT e Anatel.
Alcolumbre tentou até derrubar Alexandre da Silveira, de Minas e Energia, mas Lula resistiu. Os três, porém, chegaram a um consenso. Os nomes serão publicados nos próximos dias no Diário Oficial e selam um toma-lá-dá-cá que incluiu também a liberação de emendas parlamentares para o presidente do Senado.
A negociação, além de aumentar o controle de Lula sobre a máquina pública, também pacifica a relação com o Senado até a eleição de 2026 ou até que surja algum fato novo, que possa ser usado pelo senador para extrair mais algum poder do Palácio do Planalto.
Share this content:
Publicar comentário