CREA dá dicas para decoração de Natal sem riscos de acidente

A iluminação e os enfeites nas casas, lojas e ruas criam um clima único nesta época. No entanto, a beleza da decoração de Natal precisa vir junto com cuidados de segurança, para evitar sustos e proteger todas as pessoas.
No ano passado, o Brasil registrou 1.186 casos de incêndios a partir de problemas com eletricidade, alta de 23% em comparação com 2023, sendo o total de 963. As informações são da Associação Brasileira para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), que destaca que a maioria dos registros ocorreram em residências por conta da ausência de coordenação dos dispositivos de proteção à sobrecorrente, como disjuntores e fusíveis em relação aos condutores instalados.
Embora desconhecidas pela maioria das pessoas, as diretrizes técnicas exigem que os sistemas elétricos obedeçam a padrões específicos, como a NBR 5410, referente a equipamentos de baixa tensão e a NBR 5419, que versa sobre a proteção contra descargas atmosféricas. Com o intuito de ressaltar os cuidados essenciais com a ornamentação natalina, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP) elaborou um conjunto de recomendações. Veja a seguir:
1. Atenção desde o momento da compra
Antes de adquirir pisca-piscas, cordões ou outros itens, observar a procedência e a certificação dos produtos. Equipamentos importados ou muito baratos, podem não ser adequados aos padrões brasileiros ou possuir cabos muito frágeis. O engenheiro eletricista Heverton Bacca Sanches, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CEEE) do Crea-SP e mestre em Engenharia Elétrica, reforça: “Verifique se as tomadas e cabos estão em boas condições e dentro das especificações nacionais. Pequenos danos podem causar superaquecimento e curtos-circuitos”.
2. Não sobrecarregar tomadas
Outro cuidado indispensável é evitar várias conexões em uma única tomada. Locais como garagens e corredores, onde a iluminação temporária é comum, merecem atenção redobrada. “Para garantir uma instalação segura, é imprescindível sempre consultar um engenheiro eletricista, para que seja avaliada a capacidade do sistema de energia e, se necessário, sugerir adequações”, afirma o especialista.
3. Proteções essenciais
Uso de dispositivos de segurança, como disjuntores, diferenciais residuais (DDR) e de proteção contra surtos (DPS), também são recomendados. Esses equipamentos promovem uma defesa contra sobrecargas, quedas de energia e surtos de tensão, assim reduzindo significativamente o risco de acidentes.
4. Atenção ao montar a árvore de Natal
As árvores de Natal, que são frequentemente fabricadas em plástico, material altamente inflamável, exigem atenção extra. O ideal é evitar o uso de luzes de baixa qualidade e nunca mantê-las ligadas sem supervisão, além de manter o adorno afastado de fontes de calor, como velas e lareiras.
Com base nestas diretrizes, é possível desfrutar das celebrações de fim de ano com maior segurança e serenidade. É crucial lembrar que uma ornamentação cuidadosamente elaborada não só embeleza o espaço, mas também resguarda sua residência e seus familiares.
Em linha com anos anteriores, o Crea-SP reforça suas atividades de fiscalização durante o período festivo. O objetivo é inspecionar as estruturas temporárias montadas tanto em locais públicos quanto privados, de forma a monitorar de perto a instalação das tradicionais decorações.
Autarquia federal
Criada há 90 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades dos profissionais das Engenharias, Agronomia, Geociências, Tecnologia e Design de Interiores. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 380 mil profissionais registrados e 100 mil empresas registradas.
Share this content:

Publicar comentário