Governo dos Estados Unidos revoga vistos de funcionários palestinos
Nesta quinta-feira (31), o Governo de Donald Trump anunciou que vai impor restrições de vistos a membros e funcionários da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e da Autoridade Nacional Palestina (ANP), pelo que considerou descumprimento de compromissos diplomáticos e contínuo apoio ao terrorismo.
O comunicado do Departamento de Estado americano informou que é de interesse para a segurança nacional dos Estados Unidos impor consequências e responsabilizar a OLP e a ANP “por não cumprirem seus compromissos e por minarem as perspectivas de paz”.
Donald Trump
Ainda conforme o Departamento, tanto a OLP quanto a ANP “não cumprem seus compromissos” adquiridos em virtude de duas legislações de 1989 e 2002, as quais condicionaram a resposta do governo americano ao cumprimento de diversos compromissos relacionados ao processo de paz no Oriente Médio.
Para Washington, a OLP e a Autoridade Nacional Palestina promovem e apoiam ações em organismos internacionais que minam e contradizem compromissos prévios adotados pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
O anúncio ocorre em meio a uma crescente pressão internacional sobre Israel para que melhore as condições na Faixa de Gaza. Como exemplo, França, Reino Unido e Canadá anunciaram a decisão de reconhecer um Estado palestino na ONU. A ação foi recebida com críticas do governo israelense, que considera a medida um apoio ao Hamas.
Share this content:
Publicar comentário