Petrobras lança combustível renovável para barcos de lazer
A Petrobras lançou um combustível a base de conteúdo renovável elaborado especificamente para uso em barcos de lazer. O novo Diesel Verana é produzido na refinaria de Cubatão, em São Paulo (SP), e tem 5% da composição feita de substâncias que se regeneram naturalmente.
A novidade integra a carteira de produtos mais sustentáveis da Petrobras. De acordo com a marca, o produto é o único diesel premium destinado ao mercado náutico de lazer.
O combustível é produzido por coprocessamento de 95% de diesel mineral com 5% de conteúdo renovável (como óleos vegetais ou gordura animal). De acordo com a Petrobras, isso faz com que o produto tenha as mesmas características e propriedades de um óleo diesel marítimo 100% mineral, por isso não exige qualquer adaptação dos motores para o seu uso.


Além disso, a parte renovável desse combustível faz com que o produto reduza a emissão de gases de efeito estufa em 3%. Estes gases são os responsáveis por aquecer a atmosfera do planeta que, em larga escala, intensificam o aquecimento global.
O Diesel Verana foi testado pelo Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES), que pontuou alguns fatores como diferenciais do composto. Entre eles estão o abastecimento mais rápido e sem formação de espuma, a redução do odor típico de diesel marítimo e maior estabilidade, que promete mais proteção às partes do motor em contato com o combustível, mesmo após longos períodos da embarcação em repouso.


A Petrobras já iniciou a produção e comercialização do novo combustível para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina e, ao longo do 1º trimestre, de acordo com a marca, o produto estará disponível em postos Petrobras selecionados. Segundo a Petrobras, a produção acompanhará a evolução do consumo para atender a demanda em totalidade.
Share this content:


Publicar comentário