IEW 2026 deverá registrar acordo de US$ 780 milhões em petróleo bruto com o Brasil e pacto de construção naval
Um contrato avaliado em 780 milhões de dólares para a importação de petróleo bruto do Brasil está entre os principais acordos previstos para a India Energy Week (IEW), que começa em 27 de janeiro. O acordo faz parte de um conjunto mais amplo de iniciativas voltadas ao fortalecimento da segurança energética da Índia.
A estatal Bharat Petroleum Corporation Limited (BPCL) deverá adquirir 12 milhões de barris de petróleo da Petrobras durante o ano fiscal de 2026-27. Esse volume representa o dobro do contrato firmado no exercício anterior, reforçando a estratégia indiana de diversificação de fornecedores de petróleo.
O fornecimento será formalizado por meio de um contrato de longo prazo a ser assinado durante o evento, conforme informado em comunicado oficial do governo indiano.
Diversificação de fontes de petróleo
O Brasil é uma das regiões priorizadas pela Índia para reduzir a dependência de um número limitado de países fornecedores. Como terceiro maior importador e consumidor de petróleo do mundo, o país busca mitigar riscos associados à concentração de compras, garantindo maior estabilidade no fornecimento de matérias-primas usadas na produção de combustíveis como gasolina e diesel.
Construção de navios para transporte de etano
Durante os quatro dias do evento, a Oil and Natural Gas Corporation (ONGC) e sua parceira japonesa Mitsui OSK Lines devem assinar dois contratos de construção naval com a Samsung Heavy Industries, da Coreia do Sul.
Esses contratos envolvem a construção, propriedade e operação conjunta de dois navios transportadores de etano de grande porte. As embarcações serão utilizadas para levar etano dos Estados Unidos até a unidade petroquímica da ONGC, a OPaL (ONGC Petro Additions Ltd.), localizada em Dahej, no estado de Gujarat, a partir de 2028.
O objetivo do projeto é assegurar o fornecimento de insumos para as plantas petroquímicas, além de fortalecer a autossuficiência energética da Índia. Os navios serão construídos nos estaleiros da Samsung.
Projetos de combustível sustentável e gás natural
Outros acordos relevantes também devem ser firmados durante a IEW. A Numaligarh Refinery Limited (NRL) assinará um memorando preliminar com a francesa TotalEnergies para o desenvolvimento de uma planta de combustível sustentável de aviação com capacidade anual de 200 mil toneladas, em Paradip, no estado de Odisha.
Além disso, a NRL e a Oil India Limited pretendem firmar outro acordo preliminar com a TotalEnergies para avaliar oportunidades de fornecimento de gás natural liquefeito (GNL), visando atender às futuras demandas das duas empresas indianas.
Parcerias globais em exploração de energia
Em paralelo, a Bharat Petro Resources Limited, subsidiária da BPCL, deve assinar um acordo com a Shell para avaliar a participação em projetos internacionais de exploração de petróleo e gás. Essas operações, conhecidas como farm-in, envolvem a aquisição de participações em ativos energéticos ao redor do mundo.
Importância global da India Energy Week
A edição de 2026 da India Energy Week será realizada entre 27 e 30 de janeiro, no campus da ONGC ATI, em Goa. O evento reunirá ministros de diversos países, executivos globais, formuladores de políticas públicas, representantes do setor financeiro, acadêmicos e fornecedores de tecnologia, em um momento decisivo para o futuro do setor energético global.
Share this content:



Publicar comentário