Petrobras mantém preços do diesel estáveis em 2024 e evita reajustes pela primeira vez em 13 anos

Bruno Moretti deve assumir presidência do conselho da Petrobras após mudança na ANP

image?url=https%3A%2F%2Fcdn.brasil247.com%2Fpb-b247gcp%2Fswp%2Fjtjeq9%2Fauthors%2Fotavio-rosso_d29c014b386697dd144a3d842c4955c66543767e Petrobras mantém preços do diesel estáveis em 2024 e evita reajustes pela primeira vez em 13 anos

247 A Petrobras fechou 2024 sem fazer qualquer reajuste no preço do diesel em suas refinarias pela primeira vez em 13 anos. Já o preço da gasolina foi alterado apenas uma vez durante o ano. Segundo o Instituto Nacional de Estudos Estratégicos de Petróleo e Gás (Ineep), a estratégia tem efeitos positivos na economia, evitando pressões inflacionárias com o repasse do aumento do preço de combustíveis a outros produtos. As informações são da Folha de S. Paulo.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Ineep, a Petrobras passou a maior parte de 2024 com o diesel abaixo da paridade de importação da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustível (ANP). O valor esteve acima apenas em seis semanas, entre os meses de setembro e outubro. Durante todo o ano, a Petrobras vendeu o diesel, em média, a R$3,53 por litro. Até a primeira semana de dezembro, a paridade média de importação da ANP foi de R$3,70 por litro. Ou seja, a estatal vendeu o produto com uma defasagem média de 5%.

A Petrobras afirma que, desde 2023, não considera mais a paridade internacional como o único parâmetro para a formação dos preços. “Essa estratégia permite a empresa mitigar a volatilidade do mercado internacional e da taxa de câmbio, proporcionando períodos de estabilidade de preços para os seus clientes, assim como contribui para uma melhor competitividade dos seus produtos”, afirma, em nota.

Nesta semana, a presidente da estatal, Magda Chambriard, disse que a companhia cumpriu com o seu objetivo de “abrasileirar” os preços dos combustíveis, vendendo mais barato do que o exterior e mantendo lucro. 

“Desde a adoção de sua nova política de preços, em maio de 2023, a estatal, além de adequar a precificação de seus derivados à realidade produtiva e logística nacional, contribuiu para mitigar os efeitos das flutuações dos preços internacionais sobre os consumidores brasileiros”, diz o Ineep.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Source link

Share this content:

Conheça a Texas OilTech Laboratories: Excelência em Análises de Petróleo e Energia! Com mais de três décadas de experiência, somos referência global em análises laboratoriais para combustíveis, lubrificantes e petroquímicos. Usando tecnologia de ponta e metodologias reconhecidas, ajudamos nossos clientes a garantir qualidade, conformidade e eficiência em cada projeto. Seja para testes ambientais, estudos de reservatórios ou soluções personalizadas, estamos prontos para transformar desafios em resultados confiáveis. 🔬 Qualidade. Precisão. Inovação. Descubra como podemos ajudar sua empresa a superar limites. 🌍