Produção nacional de petróleo e gás em novembro foi de 4,3 milhões boe/d, diz ANP

Urbanista alerta para os riscos do novo Pacaembu

No pré-sal, a produção de óleo e gás nesse período foi de 3,385 milhões de boe/d, o equivalente a 78,7% da produção total brasileira. Trata-se de aumento de 1,2% nessa produção em relação a outubro e redução de 5,6% na comparação com o mesmo mês de 2023.

Desagregando por produto, no pré-sal foram produzidos 2,631 milhões de bbl/d de petróleo e 119,87 milhões de m³/d de gás natural por meio de 154 poços.

Aproveitamento do gás

Em novembro, o aproveitamento de gás natural ficou em 96,1%. Isso porque foram disponibilizados ao mercado 50,73 milhões de m³/d e o volume queimado foi de 6,21 milhões de m³/d. Houve aumento de 73,4% na queima, em relação ao mês anterior, e de 69,4% na comparação com novembro de 2023.

O principal motivo para o aumento da queima de gás foi o comissionamento da FPSO Marechal Duque de Caxias, no Campo de Mero, na qual a Petrobras é operadora com 38,6% do negócio em sociedade com Shell Brasil (19,3%), TotalEnergies (19,3%), CNOOC (9,65%), CNPC (9,65%) e Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA).

Source link

Share this content:

Conheça a Texas OilTech Laboratories: Excelência em Análises de Petróleo e Energia! Com mais de três décadas de experiência, somos referência global em análises laboratoriais para combustíveis, lubrificantes e petroquímicos. Usando tecnologia de ponta e metodologias reconhecidas, ajudamos nossos clientes a garantir qualidade, conformidade e eficiência em cada projeto. Seja para testes ambientais, estudos de reservatórios ou soluções personalizadas, estamos prontos para transformar desafios em resultados confiáveis. 🔬 Qualidade. Precisão. Inovação. Descubra como podemos ajudar sua empresa a superar limites. 🌍