PF faz operação contra adulteração combustíveis com metanol em São Paulo

PF faz operação contra adulteração combustíveis com metanol em São Paulo


A Polícia Federal e o Ministério Público de São Paulo realizaram na manhã de ontem (15) uma operação contra uma organização suspeita de fraude com combustíveis no mercado paulista. O grupo estaria vendendo gasolina e etanol hidratado misturados com metanol.

Foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva. Um sexto suspeito não foi localizado e é considerado foragido.

A operação foi a segunda fase da Operação Boyle deflagrada em fevereiro de 2024 em cidades das regiões metropolitanas da Grande São Paulo e da Baixada Santista. Um desdobramento da operação levou ao desbaratamento de um esquema de corrupção que operava dentro da ANP.

As investigações identificaram organizações criminosas especializadas na venda de combustíveis adulterados, além de realizaram lavagem de dinheiro e corrupção de agentes públicos.

No início deste mês, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de São Paulo ofereceu denúncia contra 16 pessoas envolvidas no esquema.

Esquemas de desvio de metanol para alimentar esquemas de fraudes de combustíveis levaram a ANP a, em meados do ano passado, revogar as autorizações de produção de biodiesel da Ipê Biocombustível.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com













Share this content:

Conheça a Texas OilTech Laboratories: Excelência em Análises de Petróleo e Energia! Com mais de três décadas de experiência, somos referência global em análises laboratoriais para combustíveis, lubrificantes e petroquímicos. Usando tecnologia de ponta e metodologias reconhecidas, ajudamos nossos clientes a garantir qualidade, conformidade e eficiência em cada projeto. Seja para testes ambientais, estudos de reservatórios ou soluções personalizadas, estamos prontos para transformar desafios em resultados confiáveis. 🔬 Qualidade. Precisão. Inovação. Descubra como podemos ajudar sua empresa a superar limites. 🌍