Gás Verde é autorizada pela ANP para fornecer biometano a caminhões da L’Oréal Brasil

A instalação da empresa Gás Verde, localizada na cidade de Jarinu (SP), foi autorizada pela Diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para fornecimento de biometano diretamente aos caminhões da L’Oréal Brasil.
Com a autorização, as empresas planejam substituir a frota atual de caminhões movidos a óleo diesel de origem fóssil por caminhões movidos a biometano, que é um biocombustível.
Essa autorização é a primeira que aprova uma instalação para abastecimento de veículos exclusivamente com biometano, que não é prevista, atualmente, na regulação da Agência.
Mesmo sem a previsão em resolução, a ANP concedeu a autorização excepcional, por entender que se trata de um projeto importante na direção da diversificação da matriz energética veicular nacional.
CLIQUE PARA PARTICIPAR DO CANAL DE WHATSAPP
Além da autorização para a instalação, concedida hoje, a Gás Verde já possuía autorização da ANP para o exercício da atividade de produção de biometano.
Esse tipo de projeto envolve ainda outras autorizações – neste caso, todas já concedidas –, envolvendo várias áreas da Agência, por tratar de questões como especificação, produção, comercialização e transporte do biometano.
O Decreto nº 10.712/2021 estabelece que, para todos os fins, o biometano e outros gases intercambiáveis com o gás natural terão tratamento regulatório equivalente ao gás natural, desde que atendidas as especificações estabelecidas pela ANP.
Enquanto o gás natural de origem fóssil é extraído diretamente de reservatórios geológicos, o biometano é um biocombustível gasoso, constituído essencialmente de metano, derivado da purificação do biogás – gás bruto cuja composição contenha metano obtido de matéria-prima renovável ou de resíduos orgânicos.
DEIXE UM COMENTÁRIO SOBRE O ASSUNTO


Relacionado
CLIQUE PARA PARTICIPAR DO CANAL DE WHATSAPP
Share this content:
Publicar comentário