Governo recua sobre agente de enchimento remoto de GLP em pacote do programa Gás para Todos

Governo recua sobre agente de enchimento remoto de GLP em pacote do programa Gás para Todos

A alta esfera do MME pretende publicar o quanto antes um decreto e uma MP para criar o novo Vale Gás, o chamado Gás para Todos. Porém, a suposta minuta de MP que teria circulado na semana passada já teria sido alterada após reação do setor produtivo – e conta com a torcida de técnicos do MME e da ANP para que não saia.
Conforme apurou o BAF, o decreto que trata de enchimento remoto dos botijões – algo que desagrada os distribuidores de GLP enormemente – já foi alterado e não vai mais trazer a figura da “central de enchimento remoto”. Uma nova versão foi feita alterando esse ponto, que ainda poderá ser ajustada após a publicação do decreto.
Também está sendo enviada para publicação uma MP que cria um voucher para a retirada dos botijões nas revendas, como já noticiou o BAF. As distribuidoras ficaram bem preocupadas com o decreto, o que causou as alterações.
Segundo apurou o BAF, tanto a MP como o decreto já estão prontos há bastante tempo, mas estão travados pois há muitos pontos sem consenso com o setor. Técnicos do MME e da ANP consideram o resultado do decreto e da MP com muitos pontos mal resolvidos.

Grandes distribuidores – A notícia de que a alta esfera do MME quer retomar o andamento da MP e do decreto do Gás para Todos (Vale GLP) inquieta as empresas distribuidoras.
Se o MME incluir a possibilidade de fracionamento e enchimento remoto – o que foi amenizado no texto do decreto, tirando a figura da Central de Enchimento Remoto, como antecipou o BAF mais cedo – os distribuidores avaliam que o MME pode estar acabando com o programa de Vale Gás, pois as medidas obrigariam as empresas a desembarcar (o programa de vouchers prevê adesão das empresas).
Entre essas empresas está o Grupo Ultra (da Ultragaz), que anuncia seus resultados nesta semana, na quarta-feira, e realiza na quinta call com investidores. A empresa já vivencia na Ipiranga (distribuidora de combustíveis) dificuldades com criminalidade, fraude e sonegação de impostos dos concorrentes. Pesadelo parecido se avizinha se a atual proposta de Vale Gás do MME vingar, conforme apurou o BAF junto a agente setorial.

Equipe BAF – Direto de São Paulo

Foto: Henrique Kawaminami

Share this content:

Conheça a Texas OilTech Laboratories: Excelência em Análises de Petróleo e Energia! Com mais de três décadas de experiência, somos referência global em análises laboratoriais para combustíveis, lubrificantes e petroquímicos. Usando tecnologia de ponta e metodologias reconhecidas, ajudamos nossos clientes a garantir qualidade, conformidade e eficiência em cada projeto. Seja para testes ambientais, estudos de reservatórios ou soluções personalizadas, estamos prontos para transformar desafios em resultados confiáveis. 🔬 Qualidade. Precisão. Inovação. Descubra como podemos ajudar sua empresa a superar limites. 🌍