Silveira reúne diretores da ANP e PPSA para avançar em medidas que reforçam arrecadação estatal em R$ 35 bilhões nos próximos dois anos

Silveira reúne diretores da ANP e PPSA para avançar em medidas que reforçam arrecadação estatal em R$ 35 bilhões nos próximos dois anos

O Ministério de Minas e Energia (MME) está comprometido com a aceleração da transição energética e defende o reforço da governança do setor energético como aspecto central na experiência brasileira, conforme destacado nesta terça-feira (3/06) durante a 1ª Cúpula de Planejamento Energético, no Rio de Janeiro (RJ). No evento internacional, foi enfatizada a importância das ações da pasta para fortalecer as instituições nacionais e garantir o planejamento estratégico, com base em dados seguros e confiáveis.

Representando o MME, o secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento (SNTEP), Thiago Barral, citou como exemplo de boa prática a atuação da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao ministério e responsável por realizar o Balanço Energético Nacional (BEN).

“A EPE tem uma equipe totalmente dedicada a manter todos os modelos de planejamento energético, as estatísticas de planejamento energético, a memória das políticas do setor energético, para apoiar a tomada de decisões, conforme as prioridades da política energética do país”, explicou o secretário. Barral reforçou que garantir a continuidade e credibilidade dos dados é essencial para compreender o cenário e traçar estratégias eficazes.

Recentemente, o MME instituiu o Comitê Técnico do BEN, formalizando as instituições responsáveis por apoiar a atualização anual das estatísticas energéticas do país. O objetivo é contribuir para a qualidade dos dados e o fortalecimento das políticas públicas.

A participação do secretário Thiago Barral ocorreu durante a sessão “Construindo Instituições Nacionais de Planejamento Energético para Viabilizar o Investimento na Transição Energética”.

Coalizão Global para o Planejamento Energético (GCEP)

A 1ª Cúpula de Planejamento Energético marcou o lançamento da Coalizão Global para o Planejamento Energético (GCEP). Em um dos painéis, na tarde desta terça-feira (3/06), foram compartilhadas as iniciativas existentes para acelerar a transição energética lideradas por outros países e organizações internacionais, como formas de impulsionar soluções, coordenar os esforços e ampliar sinergias. A moderação do painel ficou a cargo do diretor de Programas da Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, Leandro Albuquerque.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone(61) 2032-5759 E-mail: [email protected]


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Share this content:

Mais de 40 anos de excelência em análises técnicas de petróleo, combustíveis e fluidos industriais. Com mais de 2.000 ensaios, atendemos refinarias, termelétricas, aviação e offshore com precisão, agilidade e interpretação técnica dos resultados. Garanta qualidade, evite paradas e reduza riscos operacionais. Fale com nosso especialista: 📲 (19) 97157-2241 📧 comercial@texasoiltech.com.br