ANP publica painel dinâmico de atividades e investimentos realizados na fase de produção

ANP faz audiência pública sobre edital e minutas de contratos — Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis

A ANP publicou hoje (9/6) o Painel Dinâmico de Atividades e Investimentos Realizados na Fase de Produção. A ferramenta interativa apresenta as atividades e investimentos realizados a partir do ano de 2022.

É possível filtrar as informações por bacia, ano, ambiente, tipo de atividade e moeda. As informações não estão disponíveis por campo e/ou contratado, pois se trata de informações estratégicas e sigilosas das empresas.

Estão disponíveis também gráficos das evoluções das quantidades de atividades e investimentos realizados ao longo dos anos.

As informações apresentadas no painel são declaradas pelos contratados nos Programas Anuais de Trabalho e Orçamento (PATs) dos contratos vigentes.

Entre os dados do painel, destacam-se os investimentos realizados de 2022 a 2024, de cerca de R$ 190 bilhões. Nesse montante, 61,6% foram na bacia de Santos e 33,1% na de Campos.

É possível destacar ainda as atividades de construção de unidades estacionárias de produção (UEPs), como plataformas, realizadas no ano de 2024, correspondendo a 27% desse total de R$ 190 bilhões.

Acesse o Painel Dinâmico de Atividades e Investimentos Realizados na Fase de Produção.

O que é fase de produção

A fase de produção é a segunda fase dos contratos de exploração e produção de petróleo e gás natural. Esses contratos são divididos em duas fases. A primeira é a fase de exploração, na qual as empresas realizam estudos e atividades (como sísmicas, perfuração de poços etc.) para identificar a presença ou não de petróleo e/ou gás e, caso identifique, avaliar se as descobertas são ou não comerciais. Ao final da fase de exploração, a empresa decide se irá devolver o bloco à ANP ou se irá apresentar uma declaração de comercialidade e reter uma área de desenvolvimento – dando início à segunda fase, a fase de produção. Após a aprovação do Plano de Desenvolvimento pela ANP, a área de desenvolvimento transforma-se em um campo produtor.

Assessoria de Imprensa

Siga a ANP nas redes:
twitter.com/anpgovb
facebook.com/ANPgovbr
instagram.com/anpgovbr
linkedin.com/company/agencia-nacional-do-petroleo 

Share this content:

Conheça a Texas OilTech Laboratories: Excelência em Análises de Petróleo e Energia! Com mais de três décadas de experiência, somos referência global em análises laboratoriais para combustíveis, lubrificantes e petroquímicos. Usando tecnologia de ponta e metodologias reconhecidas, ajudamos nossos clientes a garantir qualidade, conformidade e eficiência em cada projeto. Seja para testes ambientais, estudos de reservatórios ou soluções personalizadas, estamos prontos para transformar desafios em resultados confiáveis. 🔬 Qualidade. Precisão. Inovação. Descubra como podemos ajudar sua empresa a superar limites. 🌍