Copel descarta M&A e novas alocações de capital
A Copel não trabalha com uma visão ou pressa em aproveitar oportunidades de fusões e aquisições (M&A) ou qualquer nova alocação de capital relevante. De acordo com o presidente da companhia, Daniel Slaviero, o foco até 2026 é seguir o caminho de geração de valor através da migração para o novo mercado da B3, da conclusão do processo de revisão tarifária da distribuidora e do cumprimento da meta de redução final de 20% de custos.
“No médio e longo prazo temos o leilão de capacidade, transformação digital e reestruturação organizacional, em várias outras frentes que devem avançar”, pontuou o executivo durante teleconferência ao mercado nessa quinta-feira, 7 de agosto.
Conforme seu discurso, o certame de reserva de capacidade deve acontecer no primeiro trimestre de 2026, com uma necessidade acima de 12 GW de potência. O que poderá ser suprido por poços ainda vazios em hidrelétricas, “com o menor custo entre as fontes ao consumidor e fortalecendo a indústria nacional”.
Ambiente político contaminado
Em outro assunto ventilado na teleconferência sobre os resultados financeiros, Slaviero destacou um atual ambiente político conturbado no Brasil e que traz impacto em diversas frentes pertinentes para a Copel. Como na nomeação de diretores das agências reguladoras e no andamento das Medidas Provisórias envolvendo o setor elétrico no Congresso Nacional. “Ninguém tem condições de saber exatamente o que vai acontecer. Cada semana tem um episódio novo e que acaba contaminando o ambiente”, salienta.
Ademais, o executivo ressalta que o cenário base trabalhado pela empresa é de que as MPs 1300 e 1304 serão fundidas em um único texto. Assim, uma delas será aprovada, até por conta da tarifa social, nem que seja um escopo mínimo. Além da discussão dos prazos propostos para abertura de mercado e redução de subsídios. “Nossa vantagem é o conhecimento do parlamentar Fernando Bezerra, que já foi ex-ministro”, considera Slaviero. No entanto, ele termina sua participação alertando para a preocupação com os jabutis que podem sair do Congresso.
Saiba mais:
Copel vê lucro subir para R$ 573,6 mi no segundo trimestre
Copel anuncia interrupção do prazo de convocação para AGE
Share this content:
Publicar comentário