Um final dececionante para o Team PEUGEOT TotalEnergies no Bahrein | Peugeot

Um final dececionante para o Team PEUGEOT TotalEnergies no Bahrein | Peugeot

  • O PEUGEOT 9X8 #93 (Di Resta/Jensen/Vergne) terminou a temporada de 2025 com um nono lugar.
  • O PEUGEOT 9X8 #94 (Duval/Jakobsen/Pourchaire) cruzou a linha de meta em décimo lugar nas 8 Horas do Bahrein de 2025.
  • Após dez presenças entre os dez primeiros nesta temporada, a PEUGEOT ocupa provisoriamente o sétimo lugar no Campeonato do Mundo FIA de Resistência de Construtores, na época 2025.


A apenas cerca de cem quilómetros do circuito de Losail e 253 dias após o começo da temporada no Qatar, a temporada 2025 do FIA WEC chegou ao fim no Bahrein, no circuito de Sakhir.

Equipados com pneus de composto duro numa pista com temperatura superior a 40 °C, os dois PEUGEOT 9X8 largaram para as 8 Horas do Bahrein na segunda fila do grid, após uma sessão de qualificação convincente.

Loïc Duval (#94) e Paul Di Resta (#93) mantiveram os PEUGEOT 9X8 #94 e #93 no Top 5 após um exaustivo duplo stint no calor de Sakhir, antes de passarem o volante aos companheiros de equipa Jean-Éric Vergne, que liderará o desenvolvimento do PEUGEOT Hypercar em 2026, e Théo Pourchaire, que fez a sua estreia em competição ao volante do PEUGEOT 9X8.

O Team PEUGEOT TotalEnergies optou então por antecipar as paragens nas boxes para ambos os carros, a fim de compensar as suas estratégias de corrida. Agora com pneus médios, os PEUGEOT 9X8 correram sob o radar na noite do Bahrein, com as suas posições a flutuar à medida que outros Hypercars completavam as suas paragens.

Após um sólido duplo stint, Théo Pourchaire teve a honra de liderar a corrida por duas voltas antes de entregar o #94 a Malthe Jakobsen para um triplo stint. Paul Di Resta assumiu o volante do #93 novamente para um segundo duplo stint (127 voltas, 687 km no total!) antes de ser substituído por Mikkel Jensen para a sua última corrida no PEUGEOT 9X8.

Penalizados por um Virtual Safety Car e um Safety Car a menos de uma hora do final, os pilotos dinamarqueses lutaram até aos últimos segundos para colocar os dois PEUGEOT 9X8 no Top 10. Mikkel Jensen cruzou a linha de chegada em nono lugar, dois segundos à frente do seu compatriota, que terminou em décimo.

“Foi uma corrida dececionante, especialmente depois de colocar os dois carros na segunda linha da grelha. Optámos por estratégias diferentes e apontávamos a um Top 5. Infelizmente, os nossos rivais aproveitaram os Safety Cars para fazer uma paragem nas boxes ‘grátis’ e perdemos cerca de quatro posições”, resumiu Jean-Marc Finot, Vice-Presidente da Stellantis Motorsport. “Isso não diminui o desempenho dos carros e de toda a equipa. O potencial está definitivamente lá, e mal podemos esperar para mostrá-lo em 2026. Quero agradecer à PEUGEOT e a todo o Team PEUGEOT TotalEnergies pelo seu trabalho árduo ao longo da temporada.”

Após 72 horas de corrida, dois pódios, dez top10, dez Hyperpoles, 12.870 km percorridos nas corridas pelo #93 e 12.575 km pelo #94, a PEUGEOT fez progressos constantes e ganhou competitividade. A seguir: os testes finais da temporada, com Nick Cassidy, Mathias Beche, Alex Quinn e Malthe Jakobsen ao volante dos dois PEUGEOT Hypercars. O Team PEUGEOT TotalEnergies agradece a todos os seus parceiros pelo apoio ao longo do ano.


Olivier Jansonnie (Diretor Técnico, PEUGEOT Sport): “Uma corrida muito difícil para nós, apesar de termos o ritmo para alcançar um resultado melhor. Tentámos compensar as nossas estratégias para otimizar o uso dos pneus no final, mas os dois Safety Cars surgiram no pior momento possível e deixaram-nos fora da volta da liderança. Depois disso, foi impossível recuperar posições.”

Paul Di Resta (PEUGEOT 9X8 #93): “Uma corrida bastante dececionante. É uma pena, porque estávamos bem posicionados na largada e vínhamos a ter um bom desempenho desde São Paulo. Infelizmente, hoje não deu certo. Ainda assim, foi uma temporada positiva e continuaremos a trabalhar arduamente para 2026.”

Théo Pourchaire (PEUGEOT 9X8 #94): “O meu principal objetivo era aprender e ganhar experiência para a próxima temporada. É claro que estou um pouco desapontado com o resultado final, mas tivemos azar com o último Safety Car, que apareceu logo após a nossa paragem nas boxes. Ainda assim, o nosso ritmo no início da corrida foi promissor e sabemos que existe um potencial real para irmos mais longe. Agora, toda a atenção está voltada para 2026.”


Notícias da PEUGEOT Sport

Acompanhe as novidades da PEUGEOT Sport no site www.peugeot-sport.com e através das seguintes plataformas:

– X: @peugeotsport

– Facebook: @peugeot.sport

– Instagram: @peugeotsportofficial

– YouTube: PEUGEOT Sport Official

 

Reveja os vídeos da Temporada em https://www.youtube.com/@peugeotsportofficial

Site / Fotos / Vídeo: www.media.stellantis.com/em-en/peugeot-sport

 

 

 

 

Contactos de Imprensa

 

PEUGEOT Sport (WEC)

Charles Coutaz / charles.coutaz@external.stellantis.com / +33684115722

Sonya d’Artois / sonya.dartois@external.stellantis.com / +33627816828

 

PEUGEOT Portugal

Site: www.media.stellantis.com/pt-pt/peugeot

Diretor de Comunicação, Assuntos Institucionais e Eventos

Jorge Magalhães / jorge.magalhaes@stellantis.com / +351 21 949 78 63

Share this content:

Conheça a Texas OilTech Laboratories: Excelência em Análises de Petróleo e Energia! Com mais de três décadas de experiência, somos referência global em análises laboratoriais para combustíveis, lubrificantes e petroquímicos. Usando tecnologia de ponta e metodologias reconhecidas, ajudamos nossos clientes a garantir qualidade, conformidade e eficiência em cada projeto. Seja para testes ambientais, estudos de reservatórios ou soluções personalizadas, estamos prontos para transformar desafios em resultados confiáveis. 🔬 Qualidade. Precisão. Inovação. Descubra como podemos ajudar sua empresa a superar limites. 🌍