Empresa brasileira cria diesel verde para caminhões que reduz em 99% gases do efeito estufa
Escrito en MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE el
A Be8, empresa brasileira do setor de biocombustíveis, e a Mercedes-Benz do Brasil divulgaram, durante a 30ª Conferência das Partes (COP30), em Belém (PA), os resultados da iniciativa Rota Sustentável COP30.
O projeto, realizado em parceria com o governo federal, percorreu mais de quatro mil quilômetros de estradas brasileiras utilizando caminhões Euro 6 abastecidos exclusivamente com o Be8 BeVant, biocombustível desenvolvido pela empresa.
Segundo dados preliminares do Instituto Mauá de Tecnologia, o uso do BeVant reduziu em até 99% as emissões de gases de efeito estufa em comparação ao diesel fóssil. O estudo também apontou uma diminuição de cerca de 65% nas emissões ao longo de todo o ciclo de produção e consumo do combustível. O desempenho dos veículos, de acordo com as empresas, foi equivalente ao obtido com o uso de diesel mineral, sem necessidade de adaptações mecânicas ou investimentos adicionais.
O presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella, afirmou que os resultados comprovam a viabilidade imediata da transição energética no setor de transporte pesado.
“O BeVant mostra que o Brasil tem capacidade de liderar a descarbonização global de forma sustentável, valorizando sua matriz limpa e o agronegócio responsável que produz nossa matéria-prima”, declarou.
Para o vice-presidente de Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil, Luiz Carlos Moraes, a parceria reforça o compromisso da indústria automotiva com práticas sustentáveis.
“Essa parceria reforça nosso compromisso com soluções que unem inovação, eficiência e sustentabilidade, preparando o transporte para um futuro neutro em carbono”, disse.
O head de Relações Governamentais da Be8, Luiz Carlos Saraiva, destacou que o projeto é pioneiro no país. Segundo ele, o diesel verde (HVO) também pode substituir o diesel fóssil, mas ainda não é fabricado no Brasil e apresenta custos mais altos, enquanto o BeVant é produzido nacionalmente e já está disponível para uso comercial.
Durante a COP30, um caminhão modelo Actros Evolution, da Mercedes-Benz, abastecido com Be8 BeVant, está em exposição na Zona Verde do evento, representando os avanços do Brasil em direção à mobilidade de baixo carbono.
O Brasil ocupa atualmente a segunda posição mundial na produção de biocombustíveis. Em outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou, em encontro com representantes da Be8 e da Mercedes-Benz, o papel do país como referência na transição energética e a qualidade dos combustíveis renováveis nacionais.
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar
Share this content:


Publicar comentário