ANP investiga metanol irregular na operação Carbono Oculto

Combustíveis; gasolina; etanol

Agência integrou ação coordenada pelo Ministério Público de São Paulo para desmontar esquemas de fraudes e lavagem de dinheiro no setor de combustíveis

A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) informou nesta 5ª feira (28.ago.2025) que integrou a operação Carbono Oculto na verificação da comercialização e uso irregular de metanol nos locais determinados pelo MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo).

Os agentes prestaram apoio técnico durante as etapas de busca e apreensão e coletaram produtos para posterior análise em laboratório, segundo nota divulgada pela agência. Leia a íntegra do comunicado (PDF – 194 kB).

“A agência vem cooperando continuamente com o Ministério Público e outros órgãos, fornecendo informações técnicas e de inteligência, quando são identificadas irregularidades estruturadas com possíveis repercussões em áreas criminais e cíveis, fugindo à competência da ANP”, informou.

A ANP afirmou que continuará fornecendo suporte ao MP, incluindo resultados das análises laboratoriais e dados sobre movimentação de produtos, e que, nos últimos anos, aprimorou suas ferramentas de inteligência e intensificou a investigação de grupos econômicos suspeitos de irregularidades no mercado de combustíveis para suporte neste tipo de operação.

METANOL

O metanol é um composto químico de grande demanda por causa de suas várias aplicações industriais –solvente, anticongelante, em materiais de construção, na produção de combustíveis sintéticos.

Pode ser empregado puro ou em misturas com gasolina, além de ser base para a fabricação de biodiesel, dimetil éter (substituto do diesel) e até gasolina sintética. Mais recentemente, vem ganhando espaço em pesquisas ligadas à descarbonização, em especial no transporte marítimo e em células a combustível, por ser líquido e mais fácil de armazenar que o hidrogênio.

O metanol adulterado em combustíveis pode provocar corrosão em peças metálicas, danificar borrachas e plásticos e comprometer o funcionamento de bombas e bicos injetores dos motores de veículos. Em condições inadequadas, também aumenta o risco de incêndios, já que sua chama é quase invisível.

CARBONO OCULTO

A ação teve como objetivo desmontar esquemas de fraudes e lavagem de dinheiro no setor de combustíveis. Diversos órgãos públicos participaram da iniciativa, que investigou diferentes elos da cadeia de combustíveis com suspeita de controle pelo crime organizado.

As investigações foram motivadas pela identificação de possíveis fraudes fiscais e financeiras, além da suspeita de lavagem de dinheiro por meio de operações no setor.

O MP-SP liderou a ação depois de reunir evidências que indicavam a existência de esquemas estruturados de irregularidades. As atividades incluíram buscas, apreensões e coletas de amostras para análises laboratoriais em estabelecimentos previamente identificados como possíveis participantes de esquemas irregulares no estado de São Paulo.​

Share this content:

Conheça a Texas OilTech Laboratories: Excelência em Análises de Petróleo e Energia! Com mais de três décadas de experiência, somos referência global em análises laboratoriais para combustíveis, lubrificantes e petroquímicos. Usando tecnologia de ponta e metodologias reconhecidas, ajudamos nossos clientes a garantir qualidade, conformidade e eficiência em cada projeto. Seja para testes ambientais, estudos de reservatórios ou soluções personalizadas, estamos prontos para transformar desafios em resultados confiáveis. 🔬 Qualidade. Precisão. Inovação. Descubra como podemos ajudar sua empresa a superar limites. 🌍