Brasil inicia capacitação de forças especiais do Haiti com curso ministrado pela PF — ABC
Foi iniciado nesta sexta-feira, 8/8, na Academia Nacional de Polícia (ANP), curso de capacitação para forças especiais da Polícia Nacional do Haiti, ministrado pelo Comando de Operações Táticas (COT) da Polícia Federal (PF).
A iniciativa marca a primeira etapa de um amplo programa de cooperação entre Brasil e Haiti, coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), na área de segurança pública. A ação é fruto de compromisso assumido pelo governo brasileiro de apoiar o país caribenho diante do delicado cenário enfrentado por aquele país nos últimos anos. O tema esteve presente, inclusive, na última Cúpula Brasil-Caribe ralizada em junho de 2025.
Após missão precursora realizada no Haiti, representantes da PF, do MRE e da ABC mapearam as principais necessidades da polícia haitiana. O curso que se inicia foca na formação de unidades de operações especiais, com ênfase em retomada de território e patrulhamento urbano. A capacitação é conduzida pelo COT, referência em técnicas táticas de alto nível, e será ministrado nos ambientes de treinamento operacional da Academia Nacional de Polícia.
A turma é composta de 24 policiais homens e 6 policias mulheres, reforçando a política da Polícia Federal em fomentar a presença de mulheres em todos os segmentos e em todos os cursos oferecidos na ANP.
Outras ações de treinamento estão previstas dentro do programa de cooperação, que seguirá respeitando as capacidades operacionais e as condições geopolíticas dos dois países.
Abertura
A abertura contou com a presença do Delgado de Polícia Federal Felipe Tavares Seixas, Diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal; do Embaixador Elio de Almeida Cardoso, Diretor do Departamento de México, América Central e Caribe; da Ministra Andreia Cristina Nogueira Rigueira, Chefe de Gabinete do Diretor da Agência Brasileira de Cooperação; da Embaixadora do Haiti no Brasil, senhora Rachel Coupaud; do Delegado de Polícia Federal Cristiano Barbosa Sampaio, chefe do Serviço de Cooperação Educacional da ANP; representando a DIREN/ANP; do Coordenador do Comando de Operações Táticas, Delegado Diego Bretas França; e do policial de maior graduação da turma de alunos haitiano.
Também compareceram à cerimônia outras de autoridades da Polícia Federal e dos demais órgãos envolvidos no projeto, como representantes da ABC e do MRE.
Histórico
Em decorrência do compromisso internacional assumido pelo Estado brasileiro para apoiar a reconstrução do Haiti, a ABC solicitou assistência técnica da Polícia Federal para desenvolver um programa de capacitação destinado à Polícia Nacional Haitiana (PNH). Uma missão técnica, composta por uma equipe multidisciplinar da ABC e da ANP esteve no Haiti, de 23 a 27 de outubro de 2023, identificando necessidades críticas de formação para capacitar a PNH a enfrentar o crescente quadro de violência e criminalidade no país.
Após o levantamento de dados, foram delineadas ações emergenciais de capacitação focadas em três níveis: estratégico (Curso de Liderança de Alta Performance), tático (Curso de Inteligência Policial contra o Crime Organizado) e operacional (Curso Básico de Técnicas e Intervenção). Tendo em conta limitações orçamentárias e conforme solicitação da Polícia Nacional do Haiti, o curso destinado ao componente operacional foi priorizado para execução inicial.
Share this content:
Publicar comentário