Brasil supera 5 milhões de barris diários de petróleo e gás – Observador
O Brasil, oitavo maior produtor mundial de hidrocarbonetos, ultrapassou em julho pela primeira vez a marca de cino milhões de barris de petróleo e gás natural extraídos por dia, indicou esta segunda-feira a Agência Nacional do Petróleo (ANP).
A produção média de petróleo e gás natural em julho foi de 5,16 milhões de barris, com um aumento de 23,3% em relação ao mesmo mês do ano passado e de 5,3% em relação a junho, de acordo com dados do regulador.
Segundo a ANP, a produção de petróleo foi de 3,96 milhões de barris por dia, com um aumento de 22,5% em relação ao mesmo mês de 2024 e de 5,4% em comparação com junho.
A Petrobras, de controlo maioritário do Estado, mas com ações negociadas na bolsa, manteve-se como a maior produtora de petróleo do Brasil, com 3,16 milhões de barris por dia em julho.
Em seguida, vieram as multinacionais Shell (550 mil barris por dia), TotalEnergies (250 mil) e a chinesa CNOOC (144 mil barris).
De acordo com as projeções do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), a produção de petróleo do país continuará a crescer até atingir 4,5 milhões de barris por dia em 2031, momento em que calcula que o Brasil tornar-se-á o quinto maior produtor mundial de petróleo.
Share this content:
Publicar comentário