Crescimento nas Vendas de Diesel e Gasolina no Brasil Impulsionado pelo Agronegócio em 2025
As vendas de diesel por distribuidoras no Brasil cresceram 2,7% em fevereiro ante o mesmo mês do ano passado, para 5,24 bilhões de litros, segundo dados publicados pela agência reguladora ANP nesta sexta-feira, diante de um impulso com a demanda do agronegócio.
“O forte crescimento das vendas do combustível nos primeiros meses do ano reflete principalmente o avanço da colheita de soja no país, ampliando o volume de fretes no setor agropecuário para escoamento do produto no mercado doméstico e aos terminais de exportação”, disse em nota o analista de Inteligência de Mercado da StoneX Bruno Cordeiro.
O analista destacou que, de acordo com o índice ABCR, o fluxo de veículos pesados nas principais rotas pedagiadas do Brasil cresceu 3,4% no comparativo sazonal, “evidenciando essa tendência”.
No primeiro bimestre, as vendas de diesel pelas distribuidoras somaram 10,55 bilhões de litros, alta de 3,8% em relação ao mesmo período de 2024, mostrou a ANP.
A StoneX prevê que as vendas de diesel por distribuidoras no Brasil devem somar 69,3 bilhões de litros em 2025, com alta de 3% versus o ano passado, “em meio às expectativas de uma safra agrícola excelente e a manutenção de um crescimento das atividades econômicas no país”.
Gasolina e Etanol
- As vendas de gasolina subiram 2,45% no mês passado versus fevereiro de 2024, para 3,34 bilhões de litros, diante de um ganho de produtividade em relação ao etanol hidratado, seu concorrente direto nas bombas.
- As vendas do biocombustível caíram 4%, para 1,66 bilhão de litros, segundo os dados da ANP.
(Com Reuters)
Share this content:
Publicar comentário