Inmetro reforça capacidade técnica em Cabo Verde por meio de acordo de cooperação em qualidade
Um dos principais objetivos do Acordo é fortalecer a capacidade técnica do IGQPI. (Foto: Reprodução)
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por meio da Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre), realizou, no primeiro semestre de 2025, uma série de ações de capacitação técnica em parceria com o Instituto de Gestão da Qualidade e Propriedade Intelectual (IGQPI) de Cabo Verde.
Essas iniciativas fazem parte do Programa de Cooperação Técnica Bilateral Brasil Cabo Verde, no âmbito da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores.
Um dos principais objetivos do Acordo é fortalecer a capacidade técnica do IGQPI nos segmentos da acreditação, da avaliação da conformidade e da metrologia.
As ações de cooperação entre o Inmetro e o IGQPI de Cabo Verde iniciaram no mês de março (25 a 28), quando foi realizado o treinamento de capacitação em Acreditação de Laboratórios de Análises Clínicas e interpretação da norma ABNT NBR ISO 15189:2015.
A capacitação foi conduzida pela servidora Maria Cristina Ferreira Pessoa, da Divisão de Acreditação de Laboratórios (Dicla/Cgcre, e contou com a participação de 21 profissionais.
Entre esses participantes, estavam dois representantes do IGQPI cabo-verdianos e profissionais de diversas organizações ligadas à área de análises clínicas em Cabo Verde. Assim membros do Ministério da Saúde, do Instituto Nacional de Saúde e da Cruz Vermelha.
Capacitação em Acreditação
Já entre os dias 7 e 11 de abril de 2025, o Inmetro ofereceu a capacitação em Acreditação de Organismos de Certificação de Produtos (OCP) com análise e interpretação da norma ABNT NBR ISO 17065:2013.
Este treinamento foi ministrado pelo servidor Antonio Mario Rebello Terra, Chefe da Divisão de Acreditação de Organismos de Certificação (Dicor) da Cgcre, e contou com a presença de 10 participantes, todos do IGQPI.
Ao final dos treinamentos, os participantes se reuniram com Alexandre Scultori, embaixador do Brasil, na cidade de Praia, capital de Cabo Verde.
Na ocasião, o embaixador brasileiro destacou a relevância da cooperação como um mecanismo para estreitar os laços e promover as relações entre o Brasil e Cabo Verde. Assim como os papeis do Inmetro e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) nesse contexto.
Visita ao Brasil
Por fim, no período de 9 a 13 de abril de 2025, realizou-se uma visita técnica, ao Brasil, dos colaboradores do IGQPI, Aulkine Silva, Tomy Alves e Verónica Fernandes. Eles participarem como observadores independentes de avaliações de OCP, conduzidas pela Divisão de Acreditação de Organismos de Certificação (Dicor), do Inmetro.
Durante esse período, os membros do IGQPI participaram da avaliação de escritório da ABNT Certificadora, no Rio de Janeiro/RJ, e como testemunha de auditoria do Organismo Lenor Brasil Certificadora, na fábrica Metalmaq – Indústria de Fogões Gramacho Ltda., localizado em Jardim Gramacho/Duque de Caxias/RJ.
O objetivo da visita técnica foi conhecer o processo de supervisão e as práticas do Inmetro.
Essas ações do Inmetro com o Instituto de Gestão da Qualidade e Propriedade Intelectual (IGQPI) reforçam o compromisso do Brasil com o desenvolvimento institucional de Cabo Verde e o fortalecimento da infraestrutura da qualidade no país irmão.
Share this content:
Publicar comentário