OTC BRASIL 2025 COMEÇA HOJE DE OLHO NO FUTURO E NAS OPORTUNIDADES NA MARGEM EQUATORIAL BRASILEIRA

OTC BRASIL 2025 COMEÇA HOJE DE OLHO NO FUTURO E NAS OPORTUNIDADES NA MARGEM EQUATORIAL BRASILEIRA

Os rumos da indústria offshore em pauta. Começa hoje (28), no Rio de Janeiro, a edição de 2025 da Offshore Technology Conference Brasil (OTC), organizada pelo Instituto de Petróleo e Gás (IBP). Ao todo, são esperado mais de 20 mil participantes de diferentes países, mais de 150 palestrantes nacionais e internacionais, mais de 200 expositores, dezenas de sessões técnicas e arenas temáticas. A conferência deste ano tem como lema “O futuro das tecnologias em águas profundas: conectando petróleo, gás e energias renováveis”. Contudo, mais do a que transição energética, o tema que deve ditar o ritmo neste ano deve ser a nova e promissora fronteira de óleo e gás do Brasil: a Margem Equatorial Brasileira. Com o início da perfuração na Bacia da Foz do Amazonas pela Petrobrás, na costa do Amapá, o setor offshore agora volta-se para as oportunidades de negócios que devem surgir se a estatal encontrar reservas comercialmente viáveis na região. 

020726_MAGDAS_CA_PNG-1024x576-1-300x169 OTC BRASIL 2025 COMEÇA HOJE DE OLHO NO FUTURO E NAS OPORTUNIDADES NA MARGEM EQUATORIAL BRASILEIRAA cerimônia de abertura, a partir das 9h, certamente dará um enfoque especial na Margem Equatorial. Entre os confirmados a discursar na inauguração do evento, estão a presidente da Petrobrás, Magda Chambriard; o governador do Amapá, Clecio Luis; o diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Artur Watt, entre outros. Magda também deve destacar o plano de investimentos da companhia, estimado em US$ 111 bilhões entre 2025 e 2029, com foco também em projetos de exploração no pré-sal, produção de biocombustíveis, iniciativas de captura e armazenamento de carbono (CCUS) e redução de emissões.

whatsapp-image-2019-10-30-at-151057-300x225 OTC BRASIL 2025 COMEÇA HOJE DE OLHO NO FUTURO E NAS OPORTUNIDADES NA MARGEM EQUATORIAL BRASILEIRAJá na quarta-feira (29), a diretora de exploração e produção da Petrobrás, Sylvia Anjos, participará do painel “Exploração na Margem Equatorial: Oportunidades e Desafios“, juntamente com o diretor geral de operações da SBM Offshore, Maurizio Serusi; o presidente da ExxonMobil Brasil, Alberto Ferrin; e o diretor geral e presidente da TotalEnergies Suriname, Artur Nunes da Silva. Como se sabe, países vizinhos do Brasil, como o Suriname e a Guiana, já estão explorando a Margem Equatorial. Durante o debate, os executivos dessas nações apresentarão seus projetos em implantação e planos de exploração nessa extensa área, discutindo as similaridades entre as bacias e as dificuldades na implementação dessa nova fronteira.

Outros destaques da programação deste ano da OTC Brasil incluem inteligência artificial, captura e armazenamento de carbono (CCUS), eólica offshore, monetização do gás natural, diversidade e inovação, além de sessões executivas com lideranças da Petrobrás, Shell, Equinor, TotalEnergies, Chevron, SLB, Halliburton, TechnipFMC, BW Energy e outras companhias globais.

6409f8fd79994fd6b389187ae60d75da-770x0-1-300x185 OTC BRASIL 2025 COMEÇA HOJE DE OLHO NO FUTURO E NAS OPORTUNIDADES NA MARGEM EQUATORIAL BRASILEIRAA programação contará ainda com o Pitch iUP Innovation Connections, promovido pelo iUP – hub de inovação do IBP, que reunirá 15 startups apresentando soluções tecnológicas a investidores e grandes empresas.

Ao longo da feira, executivos como Cristiano Pinto da Costa (Shell Brasil), Olivier Bahabanian (TotalEnergies), Jim Sessions (Baker Hughes), além de Magda Chambriard, participarão da série Executive Dialogues, que discutirá os rumos da indústria, novas tecnologias e desafios da transição energética.

A OTC Brasil é uma vitrine do que o país tem de mais avançado em tecnologia offshore — um espaço de conexão entre a expertise brasileira e o futuro da transição energética global. Este é um momento de afirmação da liderança do Brasil em inovação, sustentabilidade e diálogo internacional sobre energia”, reforçou o presidente do IBP, Roberto Ardenghy. Na última edição, realizada em 2023, a OTC Brasil contou com 180 expositores e 24 mil visitantes, consolidando o protagonismo do Brasil no cenário global de tecnologia e energia.

Share this content:

Conheça a Texas OilTech Laboratories: Excelência em Análises de Petróleo e Energia! Com mais de três décadas de experiência, somos referência global em análises laboratoriais para combustíveis, lubrificantes e petroquímicos. Usando tecnologia de ponta e metodologias reconhecidas, ajudamos nossos clientes a garantir qualidade, conformidade e eficiência em cada projeto. Seja para testes ambientais, estudos de reservatórios ou soluções personalizadas, estamos prontos para transformar desafios em resultados confiáveis. 🔬 Qualidade. Precisão. Inovação. Descubra como podemos ajudar sua empresa a superar limites. 🌍