Petróleo tem alta forte em dia de baixa liquidez antes do Natal

Petróleo tem alta forte em dia de baixa liquidez antes do Natal

Os contratos futuros do petróleo fecharam em alta no pregão desta terça-feira (24). O dia foi de baixa liquidez nos mercados internacionais antes do feriado de Natal.

Na ICE, o barril do petróleo tipo Brent para fevereiro fechou com alta de 1,31%, a US$ 73,58. Já na Nymex, o WTI para o mesmo mês avançou 1,24%, sendo negociado a US$ 70,10 por barril.

O risco geopolítico vindo do Oriente Médio deve seguir desempenhando um papel menor nos movimentos dos preços da commodity, ao passo que a escalada nas tensões diminui gradualmente, em meio às perdas sucessivas que o Irã tem sofrido em várias frentes na região.

Além disso, os mercados aguardam os pacotes de estímulo à economia na China, o que, segundo o “Valor”, pode aumentar a demanda pelo óleo bruto.

Petrobras (PETR4) pode perder autossuficiência em petróleo em 10 anos

Sylvia dos Anjos, a diretora de Exploração e Produção da Petrobras (PETR4), alertou que o Brasil corre o risco de perder a autossuficiência em petróleo em menos de dez anos, sem descobertas de grandes volumes. 

A executiva da Petrobras afirmou que a produção do pré-sal, que responde por mais de 80% das reservas da estatal, começará a declinar a partir de 2029 ou 2030, segundo o jornal “O Globo”.

A exploração da Margem Equatorial, região que se estende do Rio Grande do Norte à Colômbia, é umas das medidas que Sylvia Dos Anjos defende ser crucial para evitar esse cenário. 

Seu argumento, segundo o jornal, é que a região tem potencial para abrigar grandes reservas de petróleo, em níveis próximos ao da Bacia de Campos, onde o pico de produção ocorreu em 2009. 

A Petrobras já encontrou petróleo em áreas da Margem Equatorial no Rio Grande do Norte, no Ceará e na Colômbia, além de ter perfurado mais de 60 poços na região.

Porém, existem algumas barreiras que impedem o projeto de obter a licença ambiental do Ibama.

Source link

Share this content:

Mais de 40 anos de excelência em análises técnicas de petróleo, combustíveis e fluidos industriais. Com mais de 2.000 ensaios, atendemos refinarias, termelétricas, aviação e offshore com precisão, agilidade e interpretação técnica dos resultados. Garanta qualidade, evite paradas e reduza riscos operacionais. Fale com nosso especialista: 📲 (19) 97157-2241 📧 comercial@texasoiltech.com.br