Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e Inea interditam posto de gasolina em Campo Grande
Local comercializava gasolina com 63% de etanol anidro; o permitido é de apenas 27%
A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) interditaram, nesta segunda-feira (2/6), um posto de gasolina em Campo Grande, Zona Oeste do Rio. A operação, realizada em parceria com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), constatou que o estabelecimento vendia gasolina com 63% de etanol anidro, bem acima do limite legal, que é de 27%. O gerente e um frentista foram encaminhados à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) para prestar esclarecimentos.
Durante a ação, agentes do Inea identificaram também um poço tubular em operação para o lava-jato sem a devida licença ambiental. Constatou-se, ainda, que a água extraída do poço está sendo misturada à água fornecida pela concessionária. O empreendimento está proibido de utilizar a água até que a situação seja regularizada.
– Estes crimes não aconteceram somente contra a natureza, mas também contra a população fluminense que consumia tais produtos de origem irregular e duvidosa. Seguimos com a intensificação desse trabalho fiscalizatório a partir de um trabalho coletivo e integrado – destacou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi. Na última semana, os órgãos ambientais e a ANP interditaram outros dois postos, um em Niterói e outro em Brás de Pina, por comercialização de gasolina adulterada.
O alto teor de etanol anidro na gasolina, além de comprometer o rendimento e causar prejuízo financeiro ao consumidor, pode provocar danos mecânicos aos motores que não são preparados para operar com essa mistura, aumentando os riscos de falhas e acidentes.
Durante a operação, uma equipe do programa Zona Oeste + também esteve no local para apurar denúncia de adulteração no hidrômetro. A irregularidade foi confirmada, e o equipamento foi substituído.
Share this content:
Publicar comentário