Setor abre 2025 com 1,38 milhões de m³ contratados, ANP divulga metas para 3B

Setor abre 2025 com 1,38 milhões de m³ contratados, ANP divulga metas para 3B


Os distribuidores não parecem estar particularmente animados em relação ao começo deste novo ano. De acordo com a ANP, os contratos de fornecimento de biodiesel para o 1º bimestre (1B) de 2025 passaram ligeiramente de 1,38 milhão de m³. Este volume permite que a cadeia possa vender até 9,87 milhões de m³ de óleo diesel B – cerca de 2,9% menos diesel do que no mesmo período do ano anterior.

Nos primeiros dois meses de 2024, as distribuidoras comercializaram 10,1 milhões de m³ de óleo diesel.

Essa queda vem mesmo com o Brasil se encaminhando para colher uma safra cheia de grãos – a estimativa mais recente da Conab aponta para uma produção de 322,4 milhões de toneladas – o que, em tese, demandaria mais diesel, tanto para atender à demanda do maquinário agrícola quanto para fazer o escoamento da nova safra.

Até mesmo o crescimento que poderia ser considerado como protocolar não veio. No começo do ano passado, a mistura obrigatória ainda estava em 12%, tendo avançado para 14% em março de 2024. Só isso já deveria alavancar a contratação de B100 em cerca de 16,7%. O percentual verificado, no entanto, foi de 14,6%.


O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR














Share this content:

Conheça a Texas OilTech Laboratories: Excelência em Análises de Petróleo e Energia! Com mais de três décadas de experiência, somos referência global em análises laboratoriais para combustíveis, lubrificantes e petroquímicos. Usando tecnologia de ponta e metodologias reconhecidas, ajudamos nossos clientes a garantir qualidade, conformidade e eficiência em cada projeto. Seja para testes ambientais, estudos de reservatórios ou soluções personalizadas, estamos prontos para transformar desafios em resultados confiáveis. 🔬 Qualidade. Precisão. Inovação. Descubra como podemos ajudar sua empresa a superar limites. 🌍