Tradener vence licitação na Bolívia para importar gás para o Brasil
A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou a Tradener a importar gás natural da estatal boliviana Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB), após ser vencedora da licitação promovida pela companhia.
O contrato irá atender tanto o mercado regulado quanto o mercado livre. Ao longo de 2025, a Tradener importou um volume agregado de 46 milhões de m³ de gás natural.
“Este novo contrato amplia a segurança de suprimento e reforça a diversificação das fontes de gás natural disponíveis ao mercado brasileiro, em um contexto de transformação regulatória e de construção de um ambiente mais competitivo no setor”, declarou Guilherme Avila, CEO da Tradener.
A empresa ressaltou que foi a primeira empresa privada a importar gás da Bolívia para o Brasil em operações spot, destinadas ao mercado regulado, antecipando movimentos associados à abertura do mercado de gás.
Em setembro do último ano, a Tradener recebeu, junto à Voqen, liberação para importar gás natural da Argentina com entrega nos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Bahia por dois anos.
Dados para importar
A empresa foi autorizada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), na qualidade de importadora, a encaminhar dados da qualidade retroativos, referentes ao período entre 22 de maio de 2025 e 31 de dezembro de 2025, no sistema Do Poço ao Posto (DPP), até dia 10 de janeiro de 2026.
Além disso, a Tradener poderá emitir os certificados da qualidade, a partir de 1º de fevereiro de 2026. A autorização foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 14 de janeiro.
Share this content:


Publicar comentário