ANP reforça combate a combustíveis irregulares em Feira de Santana e 21 cidades baianas | De Olho na Cidade – Programa De Olho na Cidade notícias de Feira de Santana – Bahia
As operações ganharam destaque pelo uso do equipamento espectrofotômetro, modelo FTIR, que permite identificar irregularidades na composição de combustíveis.

Entre os dias 1º e 5 de setembro, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizou ações de fiscalização em 12 unidades da Federação. Na Bahia, as operações ganharam destaque pelo uso do equipamento espectrofotômetro, modelo FTIR, que permite identificar irregularidades na composição de combustíveis.
Ao todo, foram fiscalizados 22 postos em municípios como Salvador, Camaçari, Alagoinhas, Sapeaçu, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Conceição do Jacuípe, Feira de Santana, Candeias e Lauro de Freitas. O trabalho resultou na interdição de oito tanques e no acautelamento de cerca de 90 mil litros de combustível fora das especificações.
Segundo a ANP, seis postos – localizados em Alagoinhas, Sapeaçu, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Conceição do Jacuípe e Feira de Santana – foram autuados e interditados por comercializarem óleo diesel em desacordo com as normas legais.
As fiscalizações verificaram não apenas a qualidade do produto, mas também o volume fornecido pelas bombas medidoras, a adequação dos equipamentos utilizados no manuseio e a documentação obrigatória de funcionamento. Foram coletadas 49 amostras de combustíveis para análise em laboratório.
De acordo com a Agência, não foram encontradas irregularidades nas demais localidades fiscalizadas.
Share this content:
Publicar comentário