Base de combustíveis é interditada em Iguatemi por falhas graves de segurança
Combustíveis. – (Foto: Bruno Rezende)

A cidade de Iguatemi, no sul de Mato Grosso do Sul, entrou no radar da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Entre os dias 1º e 5 de setembro, uma base de distribuição de combustíveis líquidos foi interditada por falhas de segurança consideradas graves. A ação foi feita em parceria com a Secretaria de Fazenda de MS.
Segundo a ANP, a unidade não possuía itens obrigatórios como a bacia de contenção — estrutura essencial para evitar vazamentos — e a reserva mínima de Líquido Gerador de Espuma (LGE), material usado no controle de incêndios. Esses dois elementos são exigidos no projeto aprovado pela agência reguladora, que autoriza a operação do estabelecimento.
A medida tem caráter preventivo e busca garantir a segurança no armazenamento e na distribuição de combustíveis. A interdição é uma das ferramentas que a ANP utiliza para proteger os consumidores e prevenir riscos ambientais ou operacionais.
O caso de Iguatemi integra o relatório nacional de fiscalizações da ANP, que passou por 12 estados no mesmo período. Em Mato Grosso do Sul, além da base interditada, uma distribuidora foi inspecionada em Campo Grande, sem registro de irregularidades.
As sanções previstas em casos como esse vão de multa a suspensão da autorização de funcionamento. A interdição pode ser retirada, desde que o local comprove à ANP a regularização das pendências
Share this content:
Publicar comentário