Projeto de arte e robótica chega a escola pública de Barra do Piraí
Proposta é retomar o ensino de artes nas escolas da rede pública (Foto: Divulgação)
Barra do Piraí – O projeto Engenhoka, que combina oficinas de robótica educacional e artes visuais, será inaugurado nesta quinta-feira (14) em Barra do Piraí (RJ), no Ciep 428 Mariana Coelho, no bairro Vargem Alegre, das 14h às 17h. A iniciativa, do Instituto Burburinho Cultural, vai atender gratuitamente mais de 420 alunos de escolas públicas do Rio, Paraná e Rio Grande do Sul entre agosto e dezembro.
Com carga de 40 horas, o curso será realizado em um estúdio maker equipado com impressoras 3D, tablets, mobiliário, livros e material pedagógico, que ficará para a escola ao final. A proposta é retomar o ensino de artes nas escolas da rede pública e aproximar ciências e artes.
“Afinal, eles também são esculturas recheadas de design, que também é uma linguagem cultural. O projeto é revolucionário justamente por conta disso: desconstrói lugares comuns que colocaram em nossas cabeças, como a ideia de que se você é bom em matemática e ciências, não leva jeito para as artes… isso é uma falácia”, afirma Thiago Ramires, idealizador do Engenhoka.
O método inclui cinco módulos, articulando conceitos de robótica com obras de artistas que mudaram paradigmas entre os séculos 19 e 20. A pedagogia foi desenvolvida pela Picodec Edtech, especializada em cultura maker.
O Instituto Burburinho Cultural, que também realiza projetos como Criar Jogos, Futuro Queer e Pescando Tradições, pretende ampliar o Engenhoka para mais escolas públicas em 2025.
Viabilizado pela Lei Rouanet, o projeto conta com patrocínio do Grupo Boticário, Trident Energy, ExxonMobil Brasil, Google Brasil, Wilson Sons, NTS, ONS e SQ Química.
As escolas atendidas estão em Rio Grande (RS), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Duque de Caxias (RJ), Barra do Piraí (RJ) e Macaé (RJ).
Share this content:
Publicar comentário